bootstrap templates

Distributed File System

Hoje em dia uma das dificuldades encontradas pelos administradores dos grandes servidores é manter os usuários conectados aos arquivos que eles precisam, para resolver esse problema a Microsoft desenvolveu o DFS.

O que é DFS?

Um namespace DFS é uma visão virtual de pastas compartilhadas em uma organização. Usando as ferramentas DFS, um administrador seleciona quais pastas compartilhadas para apresentar no namespace, projeta a hierarquia em que essas pastas aparecem e determina os nomes que as pastas compartilhadas mostram no namespace.

Como funciona o DFS

O Sistema de arquivos distribuído (DFS) permite aos administradores agrupar pastas compartilhadas localizadas em diferentes servidores conectando-os de forma transparente a um ou mais espaços para nome DFS. Um namespace DFS é uma visão virtual de pastas compartilhadas em uma organização. Usando as ferramentas DFS, um administrador seleciona quais pastas compartilhadas para apresentar no namespace, projeta a hierarquia em que essas pastas aparecem e determina os nomes que as pastas compartilhadas mostram no namespace.
O vídeo ao lado mostra como configurar o DFS.




BENEFÍCIOS

  • MIGRAÇÃO SIMPLIFICADA DE DADOS -  ou seja, simplifica o processo de transferência de dados de um servidor de arquivos para outro.
  • MAIOR DISPONIBILIDADE DE DADOS DO SERVIDOR DE ARQUIVOS - No caso de uma falha do servidor, o DFS faz referência aos computadores clientes para o próximo servidor disponível, para que os usuários sempre possam acessar pastas compartilhadas sem interrupção.
  • PARTILHA DE CARGA - O DFS fornece um grau de compartilhamento de carga mapeando um determinado nome lógico para pastas compartilhadas em vários servidores de arquivos.
  • INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA - Os administradores não precisam configurar segurança adicional para namespaces DFS porque a segurança de arquivos e pastas é aplicada ao existir o sistema de arquivos NTFS e permissões de pasta compartilhada em cada alvo.
Mobirise

Arquitetura

Os componentes da arquitetura DFS em clientes DFS e servidores raiz são ilustrados na figura. Ao lado, a arquitetura DFS do controlador de domínio é simplificada para mostrar apenas o objeto DFS. A figura ilustra a arquitetura DFS de um controlador de domínio e uma visão simplificada do cliente DFS e da arquitetura do servidor raiz. Observe que os controladores de domínio usam a arquitetura DFS semelhante aos servidores raiz; isso ocorre porque os controladores de domínio desempenham um papel na referência dos computadores clientes às raízes baseadas no domínio. Também é possível para os controladores de domínio hospedar espaços para nome e desempenhar o papel do servidor raiz. Nesse caso, o controlador de domínio também hospeda o cache de metadados DFS (independentemente do tipo de espaço de nomes) e os metadados DFS autônomos em seu registro (para espaços de nome autônomos).



REFERÊNCIAS

  1. Microsoft. Distributed File System. Disponível em:  <https://technet.microsoft.com/en-/library/cc753479%28v=ws.10%29.aspx>. Acesso em: 04 de Jul. de 2017.
  2. Technet. How DFS Works. Disponível em:  <https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc782417%28v=ws.10%29.aspx#w2k3tr_dfs_how_yold>. Acesso em: 04 de Jul. de 2017.
  3. Microsoft. Step-by-Step Guide to Distributed File System (DFS). Disponível em:  <https://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb727150.aspx>. Acesso em: 04 de Jul. de 2017.
Endereço

Campus de Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748
CEP 84.030-900 - Ponta Grossa - Paraná - Brasil 

Acesse outros REA's!

CONTATOS

Leonardo William

leosilveira_xp@hotmail.com
Tel: (42) 99813-2013



Rodrigo Vieira

rodrigo-vko@hotmail.com 
Tel: (43) 99855-8865