Para entender o conceito de virtualização, antes é necessário conhecer as tecnologias que antecederam esse método de organização de redes. Um dos ramos da tecnologia da informação tem por objetivo interligar centrais de dados, clientes, servidores, entre outros. Esse ramo chama-se organização de redes e surgiu no passado para atender a necessidade de negócios, organizações, empresas e indústrias que precisavam de uma alternativa para armazenar e trafegar dados de um lugar para o outro.
Inicialmente a rede era apenas interna, por ela eram transmitidos dados e informações de uma mesma organização. Realizar essa tarefa entre organizações era um processo caro e complexo. Isso mudou, após o advento da internet quando interligar-se ao externo virou realidade.
Baseia-se na ideia de, através da internet, ofertar aos usuários serviços de computação como servidores, softwares, banco de dados, plataformas de desenvolvimento entre outros, de forma a substituir ou simular tais ativos de TI. O conceito mais desejado por trás da computação em nuvem, é o potencial de não se preocupar com a localização física de um hardware que está sendo utilizado. Afinal desde que esteja conectado a internet, o usuário pode usufruir dos serviços contratados a qualquer momento, em qualquer lugar.
A nuvem, junto com suas características e classificações, traz a ideia do acesso online a tecnologias não presenciais, o que chamamos de virtualização. Segundo a Microsoft, a virtualização cria um ambiente de computação simulado ou virtual em vez de um ambiente físico que por sua vez inclui versões de hardware, sistemas operacionais, dispositivos de armazenamento e outros. Esse tipo de recurso permite que o usuário, seja uma organização ou empresa, particione um único computador físico ou servidor em diversas máquinas virtuais, onde cada uma pode executar diferentes sistemas operacionais ou aplicativos simultaneamente enquanto compartilham recursos de um unico host.
A virtualização permite economizar recursos visto que apenas um servidor vai possuir capacidade elevada de hardware, as demais configurações de sistema serão simuladas virtualmente criando novas máquinas virtuais que utilizam o conjunto hardware/software do servidor para funcionar. Em resumo, permite que uma máquina de baixo custo com acesso à rede, simule um hardware muito mais elevado
A virtualização apresenta-se de formas diferentes, as mais comuns são::
É a técnica de executar vários servidores dentro de apenas uma máquina física, permitindo melhor utilização do hardware.
Separa aplicativos do hardware e do sistema operacional, permitindo executar aplicações em um ambiente virtualizado no desktop do usuário.
Consiste na execução de vários sistemas operacionais em um servidor.
Concilia recursos de armazenamento em um único dispositivo de armazenamento que pode ser conectado por diversos usuários.
Possibilita que os usuário tenham documentos e perfis centralizados no servidor.
A plataforma Azure da Microsoft é um conjunto de serviços que permite a virtualização nas quatro categorias vistas anteriormente (área de trabalho, rede, software e armazenamento). Por se tratar de uma plataforma flexível, permite a centralização dos recursos reduzindo a granularidade da rede. Cada recurso é realizado por uma ferramenta dentro do portal Azure. O usuário efetua login no portal e tem acesso a todos os recursos e informações necessárias através da documentação disponibilizada pela Microsoft.
A Microsoft classifica os serviços de virtualização que disponibiliza em quatro categorias:
A virtualização da área de trabalho permite dividir o acesso a um projeto em apps mobile e/ou terminais dentro de uma empresa ou grupo de acesso permitindo maior mobilidade ao executar áreas de trabalho em qualquer lugar.
A virtualização de redes no Azure permite a criação da topografia necessária às VM’s e atribuição dos endereços específicos a cada terminal. Permite ainda o controle e gerenciamento dos pacotes transferidos e operações realizadas.
No Azure a virtualização de software torna disponível aos terminais, versões simplificadas do Windows com recursos predefinidos na instalação da VM simulando assim sistemas operacionais parciais ou completos para uso remoto. Disponibiliza também configurações de hardware a serem simuladas.
Permite centralizar e controlar dados no serviço de nuvem da Microsoft, alguns recursos disponíveis no Azure são o gerenciamento automático dos dados, garantia da conformidade e segurança permitindo rápida recuperação em caso de perdas físicas.