Propriedades de velocidade
Para mais flexibilidade, é uma boa idéia controlar a velocidade de movimento de um sprite usando duas propriedades de velocidade : vx e vy. vx é usado para definir a velocidade e a direção do sprite no eixo x (horizontalmente). vy é usado para definir a velocidade e a direção do sprite no eixo y (verticalmente). Em vez de alterar um sprite xe y valores diretamente, primeiro atualize as variáveis de velocidade e, em seguida, atribua esses valores de velocidade ao sprite. Este é um pouco mais de modularidade que você precisa para a animação de jogos interativos.
O primeiro passo é criar vxe vypropriedades em seu sprite, e dar-lhes um valor inicial.
cat . vx = 0 ;
cat . vy = 0 ;
Definir vx e vy0 significa que o sprite não está se movendo.
No loop do jogo, atualize vx e vy com a velocidade em que você deseja que o sprite se mova. Em seguida, atribua esses valores ao sprite x e às y propriedades. Veja como você pode usar essa técnica para fazer o sprite do gato se mover para baixo e para a direita em um pixel em cada quadro:
function setup () {
// Cria o
gato sprite cat = new Sprite (recursos [ " images / cat.png " ]. Textura );
cat . y = 96 ;
cat . vx = 0 ;
cat . vy = 0 ;
app . palco . addChild (cat);
// Inicie o
aplicativo do loop de jogo . ticker . add ( delta => gameLoop (delta));
}
function gameLoop ( delta ) {
// Atualize o gato de velocidade do
gato . vx = 1 ;
cat . vy = 1 ;
// Aplique os valores de velocidade na
posição //
do gato para fazê-lo mover o gato . x + = gato . vx ;
cat . y + = cat . vy ;
}
Ao executar este código, o gato se moverá para baixo e para a direita em um pixel por quadro:
E para fazer o gato se mover em uma direção diferente? Para fazer o gato se mover para a esquerda, dê um vxvalor de -1. Para fazê-lo subir, dê um vyvalor ao gato -1. Para fazer o gato se mover mais rápido, dar-lhe maior vxe vyvalores, como 3, 5, -2, ou -4.