QUINTUS ENGINE

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                    

 

 

 

1.0  Introdução

 

Quintus é uma engine projetada em  HTML 5 , para moldar estruturas de jogos para JavaScript.

Durante esse pequeno tutorial estaremos estudando um certo código programado dentro da Engine.

 

Começando a Programar

 

Para começar você deve criar uma nova instancia, isso  é feito da seguinte forma :

            var Q = window.Q = Quintus()

 

Na sequencia deve se adicionar um modulo Sprite(um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem )

 

.include("Sprites, Scenes, Input, 2D, Anim, Touch, UI")

 

Para que a aplicação se adapte a qualquer tamanho do navegador deve ser utilizado a seguinte sintaxe :

 

       .setup({ maximize: true })

 

Para ativar a entrada  do usuário :

        .controls().touch()

 

Na sequencia adicionaremos o Sprite* do Player :

         Q.Sprite.extend("Player"

 

Nas próximas linhas se da configurações a respeito de proporções: altura, e tamanho do Sprite :

 

  init: function(p) {

    this._super(p, {

      sheet: "player", 

      x: 410,          

      y: 90            

    });

 

Logo depois são adicionados os elementos do jogo, tais como 2d que manipula os elementos e colisões 2d,pulo do personagem ,verifica posição do jogador , e estágios , a clausula if é usada quando jogador não consegue completar o objetivo do nível resultando em end game .

 

 

 

 

 

 

Depois destas configurações adicionaremos um novo Sprite de um novo elemento: Tower

 

Q.Sprite.extend("Tower", {

  init: function(p) {

    this._super(p, { sheet: 'tower' });

  }

});

 

Agora usaremos outro Sprite novamente com a estrutura padrão :

 

Q.sprite.extend(“Nome”){

Init:function(p){

this._super(p, { sheet: 'enemy', vx: 100 });

this.add(‘2D,aiBounce’);

aiBounce = usado para o elemento mudar a sua direção de trajetória;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora criaremos uma nova cena  do jogo ,adicionaremos os inimigos , o ponto final que o jogador deve alcançar, e  os sprites para encera-lo.

 

 

Usando a sintaxe Q.scene(“...”,function(stage)) adicionaremos o nível 1 ao game , na sequencia, adicionamos uma imagem de fundo, colisões, e os inimigos (stage.insert(new Q.Enemy)...)

E por fim o ponto que o jogador deve alcançar a torre que zera o jogo indicado pela grafia

                                Stage.insert(new Q.Tower....)

 

 > INIMIGOS     > PLAYER   > Chegando a Torre o jogo é zerado.

 

Para finalizar  adicionaremos o reset que é quando o jogador não completa  o nível, e uma exclamação :Tente novamente.

 

                               

LINK PARA O JOGO :

http://deinfo.uepg.br/~alunoso/2018/AEP/Quintus-master/examples/platformer/