UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Autor: Rodrigo Pansolim da Rosa
O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM?
A Computação em nuvem (do inglês cloud computing) é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”), sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento de dados.
Com isso, os serviços podem ser acessados de maneira remota, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.
CONCEITO
Trata-se da possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. O armazenamento de dados é feito em serviços on-line, em uma rede. Dessa maneira, para realizarmos determinada tarefa, bastaria nos conectarmos ao serviço on-line, desfrutar suas ferramentas, salvar o trabalho e depois acessá-lo de qualquer outro lugar.
A partir de qualquer computador e em qualquer lugar, podemos acessar informações, arquivos e programas num sistema único. Com a computação em nuvem, os seus dados não estão salvos em um disco rígido do seu computador, mas sim disponíveis na web. O requisito mínimo deste conceito é um computador conectado à internet.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
· Vantagens
Dentre as muitas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem estão:
o Eliminação de gasto de capital com a compra de hardware e software, eletricidade (para manter a energia e refrigeração), especialistas de TI (para o gerenciamento da infraestrutura).
o Capacidade de fornecer a quantidade adequada de recursos de TI sempre que necessário e na localização geográfica correta.
o Melhora o desempenho da máquina, pois como os serviços são realizados na nuvem eles ocupam menos memória no sistema.
o Oferece maior agilidade e praticidade ao acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar e por diferentes aparelhos, como laptops, PDAs e celulares, bastando para isto uma conexão com a internet.
o Aumenta e melhora a produtividade com a possibilidade de utilizar um ambiente virtual de trabalho armazenado na nuvem e totalmente acessível de qualquer lugar com acesso à internet.
o É confiável e seguro quando se utiliza os serviços da nuvem fornecidos por empresas que investem bem na proteção e manutenção destes serviços.
· Desvantagens
No entanto, a computação em nuvem também possui as suas desvantagens tais como:
o Possibilidade de roubo de dados devido ao enfraquecimento da segurança dos dados armazenados na nuvem gerado pela falta de precaução e manutenção do sistema de segurança.
o Necessidade de sempre estar conectado a internet para ter acesso aos serviços da nuvem e de ter sempre uma conexão estável com a internet o que pode ser difícil dependendo da velocidade de conexão e do caminho que a informação tem que percorrer do usuário até o provedor e vice-versa.
TIPOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Nem todas as nuvens são iguais e não há um tipo de computação em nuvem que seja ideal para todas as pessoas. Vários modelos, tipos e serviços diferentes evoluíram para ajudar a oferecer a solução certa para suas necessidades.
Primeiro, precisa-se determinar o tipo de implantação de nuvem ou a arquitetura de computação em nuvem, no qual seus serviços de nuvem serão implementados. Há três maneiras diferentes de implantar serviços de nuvem: em uma nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida.
· Nuvem pública
As nuvens públicas pertencem a um provedor de serviço de nuvem terceirizado e são administradas por ele, que fornece recursos de computação (tais como servidores e armazenamento) pela Internet. O Microsoft Azure é um exemplo de nuvem pública. Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade e gerenciadas pelo provedor de nuvem. Você acessa esses serviços e gerencia sua conta usando um navegador da Web.
· Nuvem privada
Uma nuvem privada se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Uma nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa. Algumas empresas também pagam provedores de serviços terceirizados para hospedar sua nuvem privada. Uma nuvem privada é aquela em que os serviços e a infraestrutura são mantidos em uma rede privada.
· Nuvem híbrida
Nuvens híbridas combinam nuvens públicas e privadas ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Permitindo que os dados e os aplicativos se movam entre nuvens privadas e públicas, uma nuvem híbrida oferece à sua empresa maior flexibilidade, mais opções de implantação e ajuda a otimizar sua infraestrutura, segurança e conformidade existentes.
TIPOS DE SERVIÇOS DE NUVEM: IaaS, PaaS, sem servidor e SaaS
A maioria dos serviços de computação em nuvem se enquadra em quatro categorias amplas: IaaS (infraestrutura como serviço), PaaS (plataforma como serviço), sem servidor e SaaS (software como serviço). Às vezes, eles são chamados de "pilha" de computação em nuvem, pois são criados uns sobre os outros.
· IaaS (infraestrutura como serviço)
A categoria mais básica de serviços de computação em nuvem. Com IaaS, você aluga a infraestrutura de TI – servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais – de um provedor de nuvem com pagamento conforme o uso
· PaaS (plataforma como serviço)
A plataforma como serviço refere-se aos serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software. O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento.
· Computação sem servidor
Sobrepondo-se ao PaaS, a computação sem servidor concentra-se na criação da funcionalidade de aplicativos, sem perder tempo com o gerenciamento contínuo dos servidores e da infraestrutura necessários para isso. O provedor em nuvem cuida da configuração, do planejamento de capacidade e do gerenciamento de servidores para você. As arquiteturas sem servidor são altamente escalonáveis e controladas por eventos, usando recursos apenas quando ocorre uma função ou um evento que desencadeie esse uso.
· SaaS (software como serviço)
O software como serviço é um método para a distribuição de aplicativos de software pela Internet sob demanda e, normalmente, baseado em assinaturas. Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e a infraestrutura subjacente e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam o aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC.
APLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Alguns exemplos do que é possível fazer hoje com os serviços de nuvem por meio de um provedor em nuvem são:
o Testar Criar novos aplicativos e serviços em qualquer plataforma com custo e o tempo de desenvolvimento reduzido.
o Armazenar, fazer backup e recuperar dados de maneira mais econômica.
o Unificar dados de vários dispositivos para facilitar sua análise e processamento.
o Transmitir áudio e vídeo pela internet.
o Inserir uma inteligência artificial que facilite o uso dos serviços oferecidos na nuvem.
o Fornecer software sob demanda (SaaS).
QUEM FORNECE? / EXEMPLOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM
Dentre os principais fornecedores deste tipo de tecnologia estão a Microsoft, Salesforce, Slytap, HP, IBM, Google e Amazon. Um dos melhores exemplos de computação em nuvens é o Dropbox, um serviço de sincronização de arquivos. Com este mecanismo, você só precisa reservar um espaço do disco rígido, que será usado para a sincronia nas nuvens. Quando você copia ou move um arquivo neste espaço, ele será duplicado no servidor do aplicativo.
Outro exemplo desta tecnologia é o Google Docs, serviço em que você pode criar documentos e armazená-los on-line.
REFERÊNCIAS
Disponível em: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-cloud-computing/. Acesso em 03/07/2019.
Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-computacao-em-nuvem/. Acesso em 03/07/2019.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem#Desvantagens. Acesso em 03/07/2019.
Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm Acesso em 03/07/2019.