Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Autora : Emili Everz

REALIDADE AUMENTADA:

Algum tempo atrás as pessoas diriam que não é possível que objetos reais interajam com objetos virtuais, mas esse tempo já passou, hoje isso faz parte do dia-a-dia da grande maioria das pessoas, como por exemplo em redes de fast-food, lojas, revistas, jogos, e o utros. A realidade aumentada se diferencia da realidade virtual por manter o usuário em “meio físico”, ou seja, ela permite que o meio do usuário (meio real) seja virtualizado sem necessidade de adaptações. O usuário pode interagir com o ambiente virtual sem ser necessária a imposição sobre o mesmo de modificações do ambiente, um bom exemplo seria utilizar do celular para escolher uma nova cor para sua casa, o usuário apontaria a câmera para o cômodo que deseja alterar a cor e iniciaria uma interação com a tela do celular modificando para seus olhos a cor das paredes, causando a visão de como isso seria em realidade. Se estivéssemos trabalhando com a realidade virtual, seria necessária a implementação de equipamentos para levar o individuo até sua “nova realidade”, como por exemplo utilização de óculos de realidade virtual ou sensores de movimento ligados a uma tela que aparecerá ao redor de todo o local onde se encontra o usuário.
Todavia, tanto uma quanto a outra forma de retratar a realidade, tem a capacidade de reproduzir, com fidelidade, ambientes reais. Vale ressaltar que a realidade aumentada permite que o usuário não necessite adaptar um ambiente com tecnologia mais avançada, é necessário apenas o uso de um celular, ou qualquer outro dispositivo remoto de fácil acesso.
Esta integração foi criada por Thomas Caudell, professor emérito na Universidade do Novo México. O termo realidade aumentada foi criado durante o trabalho de Caudell com seu colega David Mizell, os estudos tiveram como ponto de partida o potencial da realidade aumentada para construção e manutenção de prédios, design industrial automotivo e montagem industrial, a primeira ideia era mesmo facilitar a compreensão dos manuais e mecanismos das aeronaves da Airbus.

Não existe maneira mais fácil de explicar esse tema do que citando o jogo desenvolvido para celulares “Pokemon GO”, que tinha como objetivo caçar criaturas que eram visíveis apenas na tela do celular, através da mescla de imagens do mundo real com imagens do mundo virtual.
Parece coisa do futuro, mas está cada vez mais próximo das pessoas, a realidade aumentada não serve apenas para entretenimento mas também para trabalho. Diversas empresas estão investindo em realidade aumentada, algumas em nível mais doméstico, como jogos e aplicativos enquanto outras têm aplicações para o mercado mais funcional. O smartphone é uma das ferramentas principais para a realidade aumentada, pois ele é um equipamento completo, que lhe é muito conveniente, pois é um aparelho que a grande maioria dos consumidores possui. A realidade aumentada é uma tecnologia bem complexa.
A empresa brasileira Coral, do comércio de tintas desenvolveu um aplicativo que utiliza da realidade virtual para que seus clientes possam escolher com mais facilidade qual cor comprarão para suas casas.

A imagem real é do local desejado pelo consumidor, que é captada pela câmera do dispositivo e recebe a tonalidade em locais próprios a partir de escolhas deste usuário que aparecerão na tela, no aplicativo Coral Visualizer o consumidor poderá selecionar em uma paleta de cores a cor desejada para pintar sua parede, o aplicativo é criado e estabilizado para que não passe cores por cima de móveis ou quaisquer outros objetos que não sejam reconhecidos como paredes.
Considerando esta tecnologia em meio comercial, gera comodidade para as pessoas, não há a necessidade de saírem de suas casas para fazerem suas compras, a empresa Coral foi apenas um dos vários exemplos de empresas que utilizam de realidade aumentada para alavancarem seus negócios, empresas de venda de móveis também o utilizam, geram mais conforto para seus clientes.
Muitas pessoas não gostam de compras roupas e acessórios pela internet porque gosta de experimentar antes, para ver se a mercadoria se adequa a seu estilo, novamente a realidade aumentada encontra-se auxiliando o consumidor, e este é o mercado consumista a qual ela mais serve.

Outro exemplo que não poderia faltar, voltando a pensar em entretenimento, seria o aplicativo Snapchat, que dentre outras funções cria fotos com os chamados “filtros”, que nada mais são que realidade aumentada, onde objetos 3D interagem com a pessoa da foto, conforme a pessoa se movimenta é possível fazer com que esse efeito se mova juntamente.

A realidade virtual se encontra em locais extremamente simples também, como em estampas de camisetas, revistas, pacotes de alimentos, geralmente alimentos destinados ao público infantil, bons exemplos disso são a empresa Jequiti e Lacta.

Pode-se dizer então que em linhas gerais, a realidade aumentada é a tecnologia que permite a junção do mundo real com o mundo virtual por meio de algum dispositivo eletrônico. Os objetos digitais se sobrepõem às imagens reais, e é uma inovação extremamente importante pois esta permitindo uma interação muito mais profunda das pessoas com a tecnologia.