REALIDADE VIRTUAL:
A realidade virtual é uma tecnologia baseada em um mecanismo, que conecta o usuário
a uma interface com um sistema informatizado, proporcionando ao visitante uma sensação
na qual, o que é observado é praticamente parte do real.
O termo realidade virtual ou RV teve seu início na década de 1970, data onde há registros das primeiras pesquisas relacionadas ao tema, em 1980, com Joron Lanier, foi marcado o início da realidade virtual, que a partir desta data ficou designada como ..."diferenciar, simulações feitas por uma máquina de simulações, as quais envolvem vários usuários em um mesmo ambiente"...
Tem como objetivo projetar em um ambiente virtual o que é real, tentando tornar
essa projeção, para o usuário, a mais realista possível.
Os elementos do ambiente são interativos e alguns com aspectos tridimencionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilitando a realização de uma navegação real pelo usuário, podendo-se dizer que a realidade virtual é a técnica que permite uma iteração e imersão maior.
A linguagem de programação dessa plataforma é a VRML, X3D, Java3D e OpenGL.
Um exemplo de aplicação que utiliza a realidade virtual é o aplicativo "Tilt Brush",
trata-se de um apliativo desenvolvido pelo Google que baseia-se em criar e desenhar
pinturas 3D.
A educação está cada vez mais se relacionando com a realidade virtual, tentando
trazer para os alunos, a proximidade de lugares que seriam impossíveis de se imaginar
apenas dentro de uma sala de aula, fazendo com que enquanto o aluno "viaja" por lugares
diferentes o professor explica seus conteudos, tendo uma ilustração muito maior.
A medicina também vem fazendo grande uso da realidade virtual, ela pode potecializar
ainda mais a telemedicina, as cirurgias robóticas, o tratamento de doenças mentais e traumas
psicológicos. Além disso, por exemplo, um médico da Nova Zelândia pode atender "pessoalmente"
um paciente na Califórnia, podendo interagir com ele.
Mas não é apenas na educação e na saúde que a realidade virtual se destaca, ela também está presente no nosso lazer, nos filmes, por exemplo, ela tenta fazer com que o telespectador sinta-se cada vez mais imerso no filme, fazendo ele sentir como se estivesse dentro da cena.
Outro lazer que a realidade virtual está presente é nos jogos, que fazem com que no conforto
de sua casa, você possa passar por diversas situações.