Documentação
A documentação é uma alternativa dentro de softwares e linguagens que facilitam o método de uso e o entendimento a fundo do uso da linguagem em questão, atribuindo também livros e edição e bibliotecas que incorporam a linguagem.
Para fomentar melhor o assunto é interessante observarmos a biblioteca principal do Rust (a std) e aprender como lê-la.
A documentação da biblioteca padrão foi desenvolvida pensando em uma leitura casual, sem o intuito de ler a fio todas as informações contidas nela, você procura aquilo que achar mais interessante e encontra justamente o que acredita ser mais interessante.
A documentação é criada baseada em módulos e cada módulo tem sua documentação específica com exemplos e utilização para conhecimento prático de solução, esses módulos exibem a função da ferramenta.
Em relação aos tipos de dados, existe um tópico onde os métodos implícitos dos tipos primitivos são abordados, da qual pode gerar confusão em leitura da observação. Rust é uma linguagem com tipagem estática, isso significa que ela deve conhecer os tipos de todas as variáveis em tempo de compilação. O compilador geralmente pode inferir que tipo queremos usar com base no valor e como o usamos. A confusão entra pelo seguinte motivo:
Os tipos primitivos são implementados pelo compilados, enquanto a biblioteca padrão implementa métodos diretamente nos tipos primitivos (e é a única biblioteca que faz isso).
A biblioteca padrão exporta muitos módulos com o mesmo nome de tipos primitivos . Eles definem itens adicionais relacionados ao tipo primitivo, mas não os métodos importantes.
A documentação também possui a definição do prelúdio do Rust, onde é um ótimo ponto de início visto que aborda uma coleção de itens que são importados para cada módulo de cada observação da documentação.
Também é possível verificar algumas das macros contidas nesta documentação, não todas pois algumas são implementadas direto pelo compilador e a biblioteca identifica apenas os contidos nela, que assim como o prelúdio, já é importado em cada módulo.
É possivel visualizar o guia de edições, que aborda as alterações obtidas no rust para compreender a maneira de escrita do código em diferentes versões do Rust, visto em: https://doc.rust-lang.org/edition-guide/index.html
Tipos Primitivos
- Matriz: Uma matriz de tamanho fixo, denotada [T; N], para o tipo de elemento, T, e o tamanho constante de tempo de compilação não negativo, N.
- Bool: Do tipo booleano.
- Char: Um tipo de personagem.
- f32 Um tipo de ponto flutuante de 32 bits (especificamente, o tipo "binário32" definido no IEEE 754-2008).
Módulos
- Alloc: APIs de alocação de memória
- Any: Este módulo implementa o traço Any, que permite digitação dinâmica de qualquer tipo estático através da reflexão do tempo de execução.
- Ascii: Operações em strings e caracteres ASCII.
- Error: Características para trabalhar com erros.