Realidade aumentada

Quais são as aplicações e principais ferramentas utilizadas


A ideia da realidade aumentada é a sobreposição de objetos, personagens e elementos digitais em geral em nossa realidade por meio de uma tela. No uso doméstico podemos simplificar a celulares e tablets.
Os recentes jogos pokémon go e Harry Potter: Wizards Unite, alavancaram o crescimento da tecnologia com a popularidade que receberam, possibilitando investimentos maiores. Shows dentro de eventos esportivos já estão aderindo a tencnologia. Steve Ballmer, antigo presidente executivo da Microsoft, já planeja aplicar o conceito para venda de transmissão de jogos de basquete




A primeira ferramenta de software utilizada para o desenvolvimento da realidade aumentada foi o ARToolKit. No inicio devido ao tamanho dos aparelhos e a falta de interesse do mercado, a ideia foi sendo deixada de lado até que a partir da década passada foram surgindo novas ferramentas e um interesse maior do mercado. Ferramentas tais quais Wikitude SDK que pode ser desenvolvida multiplataforma, e por meio de alguns frameworks tais quais Flutter, Unity (EE). Apesar da falta de interesse na década de 90, a empressa por trás da ARToolKit (ARToolworks) continuou desenvolvendo seu trabalho até chegarmos no FLARToolKit, surgindo como o sucessor do já citado ARToolKit.




Link para o site wikitude: Wikitude

Link para o site FLARToolKit: FLARToolKit



A seguir um vídeo de uma aplicação simples para exemplificar como a tecnologia funciona.