O que é?
O desenvolvimento responsivo permite a adaptação do layout de um site ou aplicativo para melhor visualização em qualquer tipo e tamanho de tela.
O intuito, nesse sentido, é que os sites possam se ajustar da melhor maneira possível em diferentes dispositivos oferecendo uma melhor experiência para o usuário.
É uma área que necessita de profissionais com habilidades técnicas, pois além do design, a codificação com o HTML e CSS também faz parte desse processo. É adaptar-se ao layout, assim como entender as necessidades do usuário, proporcionando a experiência mais agradável e satisfatória possível.
O desenvolvimento responsivo é mantido, especialmente, ao layout fluído, estando diretamente relacionado com medidas ajustáveis. O Responsive Web Design é uma das soluções técnicas para esse problema: programar um site de forma que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à largura de tela do dispositivo no qual ele está sendo visualizado.
Qual a importância do desenvolvimento responsivo?
Entendendo o que é uma tela responsiva, devemos saber que a técnica tem se tornado cada vez mais essencial no cenário atual, onde cada vez mais pessoas utilizam os dispositivos móveis como smartphones e tablets, ao invés de computadores.
Se a interface de um site é construída pensando em seu design responsivo, o cliente não terá dificuldades para navegar e interagir em um celular, sem precisar, por exemplo, usar os seus dedos para ampliar ou encolher o site para enxergar um conteúdo.
Será garantida ao usuário uma experiência de alta qualidade independente do dispositivo que ele estiver usando.
Além de melhorar a classificação de sites em mecanismos de pesquisa.
Um site responsivo também é capaz de reduzir a quantidade de visitantes que acessam o site e saem sem fazer nenhuma interação. Isso está totalmente relacionado à experiência do usuário, já que se ele não gostar do site, as chances dele fechar a página e voltar para as pesquisas é muito alta.
O desenvolvimento responsivo também garante que as páginas carreguem com a mesma rapidez em qualquer dispositivo. Esses sites são feitos com elementos leves e fáceis de carregar, possibilitando o uso e a navegação com dados móveis (3G, 4G), que nem sempre oferecem a melhor qualidade de conexão.
Ao construir a interface de um site, normalmente se inicia pelo computador, para assim pensar em seus desdobramentos nas demais plataformas. Porém, esse processo está mudando e pensar nos dispositivos móveis inicialmente tem sido uma alternativa para facilitar o trabalho.