Transmissão entre
Host e Container

REA de Engenharia de Computação
sobre Compartilhamento de Dados entre Host e Container

O que é Container

O compartilhamento de dados entre dois contâineres, normalmente é feito usando volumes. O volume é uma pasta na máquina do host que pode ser compartilhada com o contâiner.

As principais vantagens são:

Desvantagens:

Por que usar containeres?

Geralmente usamos container para que um aplicativo ou serviço funcione em diferentes sistemas ou em máquinas dedicadas sem problemas. Poupa os usuários de ter um problema de compatibilidade entre sistemas, pois o container docker é executado da mesma forma em todos os ambientes. Quando se desenvolve uma aplicação ou programa e é preciso a garantia que funcione em todos os ambientes, o container docker pode facilitar a resolução desse problema portando o software facilmente. O container Docker é um pacote de software com todas as dependências necessárias para executar um aplicativo. Todas as instruções são ditadas pela imagem do container. Sempre que a imagem é executada um novo container é criado. É um sistema isolado, disposto em um servidor, que divide um único host de controle.

comandos no Dockerfile

Primeiramente criamos um arquivo Dockerfile, a primeira linha é a qual notificamos o contâiner qual a linguagem e versão que estamos utilizando. Por meio da instrução WORKDIR informamos qual diretório iremos usar dentro do contâiner. Na instrução COPY, passamos o arquivo que queremos copiar e o diretório destinado. A instrução CMD especifica qual comando será executada dentro do contâiner quando ele iniciar.

Aqui temos um arquivo simples em python que é o que passamos para ser copiado para dentro do Docker. Este código basicamente escre a frase armazenada na variável data quando iniciado.

código em python
abertura de terminal integrado

Para fazer as operações e iniciar um container é necessário abrir um terminal integrado dentro da pasta que estão localizados os arquivos a serem copiados.

Dentro do terminal integrado utilizamos o comando:

docker build -t nome-do-container

(Abrir imagem em uma nova guia)

comando para montagem do container docker build -t nome-do-container
localizar o container na aba imagens

Depois de "contruir" o contâiner, já dentro do docker, podemos localizar a imagem do contâiner na aba "images". Uma imagem do Docker contém código de aplicativo, bibliotecas, ferramentas, depêndencias e outros arquivos necessários para executar um programa.

Ao clicar sobre o seu container localizamos essas informações sobre a imagem e o que foi feito durante o processo de montagem do Docker, logo acima localizamos o botão run.

container run
informações avançadas

Ao clicar em run é necessário aplicar algumas configurações avançadas como o nome do container e caso necessário definir um caminho entre o host e o container. Após isso, clicar em run.

Aqui podemos localizar, na parte de files, onde está o diretório no qual foram copiados os arquivos. Aqui temos uma planilha do excel, um outro diretório e um arquivo em python, o mesmo mostrado anteriormente.

(Abrir imagem em uma nova guia)

diretórios dentro do docker
diretórios dentro do docker

Ao clicar sobre o diretório podemos verificar o resultado do arquivo em python após a execução, note que o docker a este momento já deve ter parado a execução, a menos que o arquivo executado mantenha o docker rodando.

(Abrir imagem em uma nova guia)

Aqui podemos verificar o arquivo em python novamente.

(Abrir imagem em uma nova guia)

diretórios dentro do docker

Referencias

Conheça os

Envolvidos

Sales

Mancha