KUBERNETES

KUBERNETES

Arquitetura: Componentes e Comunicação

Componentes da Kubernetes

Os principais componenetes de um Cluster, que é uma em funcionamento do Kubernetes, são as Control Planes (Planos de Controle) que gerenciam e mantém o estado dos nós, e as Compute Machines (Máquinas de Computação) que são responsáveis pelo processamento de aplicações, dentro das Compute Machines se encontram os pods e o Kubelet que é um serviço executado em nós que inicia os containers definidos.

Docker

O Kubernetes permite que seja utilizado o Docker como ambiente de execução, a comunicação entre o Kubernetes e o Docker é feito pelo Kubelet, tanto para a comunicaçõa Kubernetes para Docker quanto para o retorno DOcker para Kubernetes, a informação provinda do DOcker é enviada para o Control Plane continuamente pelo Kubelete.

Aplicações com o Kubernetes

O Kubernetes também permite que seja criado serviços de aplicações que abrangem múltiplos containers e gerenciar o uso e integridade desses containers, o Kubernetes também permite uma segurança aprimorada devido a sua liberdade de gerenciamento completo dos seus elementos.

O Kubernetes corrige erros comuns com a proliferação de containers organizando eles em pods, criando mais uma camada de abstração no sistema, o que permite organizar corretamente os recursos e cargs de trabalho utilizadas por containers diferentes. A utilização dos recursos computacionais utilizando Kubernetes é extremamente otimizada, utilizando grande parte do processamento total oferecido pelos clusters.