A modalidade Iniciação é indicada para alunos do Ensino Fundamental, e é dividida em três níveis:

 

·        Nível Júnior: para alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental

·        Nível 1: para alunos do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental

·        Nível 2: para alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental.

 

Para a participação na modalidade Iniciação não há pré-requisito, basta gostar de resolver problemas que envolvam raciocínio lógico.

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze, e os melhores do Brasil poderão participar de um curso de programação oferecido pela Unicamp.

 

Datas das provas

1ª Fase (local): 11/05/2018 (sexta-feira), horário escolhido pela escola, com duração de 1 hora.

2ª Fase (estadual): 14/06/2018 (quinta-feira), horário escolhido pela escola, com duração de 1 hora.

3ª Fase (nacional): 11/08/2018 (sábado), de 9h até 11h.

 

Como se preparar

Para a prova da modalidade de iniciação não é necessário usar computador, a prova é feita apenas no papel e envolve questões que podem ser resolvidas através de raciocínio lógico.

A preparação do aluno pode ser feita resolvendo provas dos anos anteriores, as quais podem ser conseguidas no próprio site da OBI, e não é necessário nenhum conhecimento específico, as questões envolvem apenas raciocínio lógico.

As inscrições são feitas pela própria escola ou universidade onde será feita a prova, então é importante verificar o calendário de inscrições no site da OBI.

 

Exemplo de Problemas e Solução:

 

Questão 1. Para comemorar o aniversário de Cíntia, ela e mais quatro amigas – Alice, Bia, Dirce e Eunice – foram almoçar juntas no restaurante da escola. As mesas são redondas e acomodam exatamente cinco pessoas. Cíntia e Dirce sentam-se uma ao lado da outra. Alice e Bia não se sentam uma ao lado da outra. As duas amigas sentadas ao lado de Eunice são:

(A) Cíntia e Alice      (B) Cíntia e Dirce    (C) Alice e Bia

(D) Dirce e Bia          (E) Alice e Dirce

 

Questão 2. Seis caminhões-pipa de capacidades diferentes estão esperando para serem carregados em uma fonte de água com uma torneira de fluxo constante. Com essa torneira só é possível encher um caminhão por vez. Sabendo que os tempos de enchimento dos caminhões, em minutos, são A = 30, B = 20, C = 60, D = 50, E = 40, F = 10, qual das ordens abaixo enche os caminhões resultando na menor soma de tempo de espera de todos motoristas?

(A) A, B, C, D, E, F             (B) C, B, A, D, F, E

(C) E, D, F, A, C, B            (D) E, D, F, C, B, A

(E) F, B, A, E, D, C

 

Questão 3. Um palíndromo é um número inteiro positivo, sem zeros à esquerda, que é o mesmo se lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. Por exemplo, os números 11 e 65256 são palíndromos, mas os números 010 e 123 não são. A diferença entre o valor do maior palíndromo de três dígitos e o menor palíndromo de três dígitos é:

(A) 989   (B) 888    (C) 898   (D) 998    (E) 979

 

Questão 4. Uma série de diagramas com triângulos é construída usando palitos de fósforo, como mostrado na figura abaixo

a. Quantos palitos são necessários para construir o diagrama de número 5?

(A)  9 (B) 11 (C) 13 (D) 15 (E) 18

 

b. Quantos palitos são necessários para construir o diagrama de número 60?

(A) 90 (B) 111 (C) 121 (D) 163 (E) 180

 

c. Qual o número do maior diagrama que é possível construir com uma caixa de palitos de fósforo que contém 42 palitos?

(A) 14 (B) 15 (C) 18 (D) 19 (E) 20

 

Respostas: 1. c)    2. e)    3. c)    4a. b)  4b. c)  4c. e)