SKETCH

Nome do código criado na IDE. O código consiste em estabelecer as I/O, através do pino (portas) digitais ou analógicas, e a instrução a ser execultada.

IDE

Software onde é escrito o código do sistema. Contém um Toolbar com botões para execusão, configuração e propriedades. Exemplo: Nome da Sketch, File, Edit, Tools, help.

SHELL SCRIPT

Código para mostrar a intencidade do sinal wifi, que pode ser encontrada na parte interna do processador LINUX da placa yún. Endereço /usr/bin/pretty-wifi-info.lva. Após é ulizado um grep para obter a potência do sinal. partInt() é chamada para ler a intencidade do sinal wifi, representado por um numero inteiro e utiliza este numero regular a intencidade do brilho do LED que está conectado.

HARDWARE NECESSÁRIO

YÚN board que deve estar conectada a uma rede sem fio, resistor 220 ohm, LED, dois cabos tipo jumper macho, protoboard.
Conectar o LED através de um resistor 220 ohm, no pino 9 e no GND.

Inserir a classe Process na sketch

#include <Process.h>

Em setup() iniciar a biblioteca Bridge e iniciar a conexão serial, antes de executar a sketch completa esperar pela conexão serial para torna-se ativo.
Criar um nome para o processo que vai ser utilizado para execultar o script "status de wifi" e greap.
É preciso informar o que se deseja extrair de informação, que no caso em questão será a intencidade de sinal da rede wifi. O comando utilizado é
Aguardar até que o processo termine afim de obter a saída total.
Ao termino do processo utiliza-se a função (parseInt()) para procurar um numero inteiro que represente a intensidade do sinal. O alcance deve estar entre 0 - 100. E map o resultado para o valor entre 0 - 255 com a função (map()), e esse valor é utilizado para definir a luminosidade do sinal para o LED que está conectado ao pino 9 (analogWrite()). Imprimir a intensidade do sinal para o monitor serial e aguardar por 5 segundos antes de começar novamente.
O LED deverá mudar o brilho de acordo com a intensidade do sinal wifi.