Criando Uma Máquina Virtual

 

 

      O primeiro passo é conectar com o servidor utilizando um software disponibilizado pela própria desenvolvedora do XenServer, o XenCenter. É o método mais amigável, pois também é possível instalar as máquinas virtuais por linha de comando, no próprio XenServer.

 

      Seguindo para o passo das informações de conexão, como o endereço de IP e a senha para o usuário root.

 

      Com as informações certas, será conectado com sucesso.

 

      Logo após, clicando com o botão direito em cima do ícone do servidor será mostrado opções, sendo a primeira a criação de uma nova Máquina Virtual.

 

      Junto ao próprio XenServer, contém algumas pré-definições de sistemas operacionais, sendo que se não esteja listado o sistema operacional desejado, há uma opção para instalar outros sistemas operacional diferente dos listados, logo mais abaixo dentro das opções.

 

      Depois será pedido um nome e uma descrição para a máquina virtual, sendo o nome obrigatório e a descrição opcional para a criação da máquina virtual.

 

      Logo após deverá ser escolhido aonde se localiza a mídia de instalação do sistema operacional da máquina virtual.

 

      Logo após, será mostrado uma tela para escolher qual servidor deseja instalar a máquina virtual, pois o XenCenter, o software de gerenciamento dos servidores, pode gerenciar mais de um servidor ao mesmo tempo.

 

      Depois será mostrado uma tela para escolher as configurações da máquina virtual, dentro delas o processador e a memória ram.

 

      Caso o hardware do servidor selecionado possua uma placa de vídeo dedicada é possível realizar algumas configurações, caso não possua será descrito uma mensagem para alerta do usuário que está instalando a máquina virtual.

 

      Depois será mostrado uma tela para configuração de armazenamento dos dados, que dependerá da quantidade disponível dentro do servidor, sendo que o espaço utilizado por uma máquina virtual não pode ser utilizado por outra.

 

      Depois será mostrado a tela de configuração da Internet relacionada a máquina virtual, sendo que estas configurações dependerão da rede local que está instalado o servidor, para que não haja conflito entre as máquinas virtuais.

 

      Logo após será mostrado uma tela para conferir as configurações realizadas e criar finalmente a nova máquina virtual.

 

      Aparecera uma barra de progresso para a criação da máquina virtual.

 

      Depois, a esquerda no XenCenter será criado um novo ícone com a nova máquina virtual criada.

 

      Clicando com o botão direito em cima do ícone da máquina virtual criada é possível iniciar a máquina.

 

      Sendo que na aba console será mostrado a tela para a instalação do sistema operacional escolhido, sendo que a partir deste ponto não há mais configurações relacionadas ao XenServer ou XenCenter, sendo assim diferente para cada sistema operacional e de escolha do usuário que está instalando o sistema operacional.