Image

Conhecendo mais sobre:

O ESP8266 nada mais do que um chip, um microcontrolador criado pela empresa Espressif System em 2014. Ele virou um sucesso pois o mesmo tem baixo custo, pequeno tamanho, além de possuir WiFi(as especificações do ESP8266 está no tópico ESP32 VS ESP82). Entretanto foi criado o ESP8266EX, o qual é uma melhoria do ESP8266 como algumas vantagens apresentadas no tópico SAIBA MAIS.

Na imagem ao lado é mostrado o diagrama de bloco do chip ESP8266.

Image

Variantes:

Como o ESP8266 é um chip ele precisa de um modelo, existem vários módulos entretanto os mais utilizados são os ESP-01 até o ESP-14, além do NodeMCU ESP8266 ESP-12E. A principal diferença entre eles basicamente é a quantidade de IOs disponíveis e seu tamanho.

Image

NodeMCU

A NodeMCU é uma plataforma open source da Internet das Coisas, criada logo após o lançamento do ESP8266, ela desenvolve vários modelos de placas tendo o chip ESP8266, no caso da imagem ao lado é um dos modelo da NodeMCU(placa: NodeMCU ESP8266 ESP-12E). Esse modelo apresentado conta com conversor Serial e regulador de tensão próprio. Também há pinos próprios para I2C, SPI, Analógico e outros. Essa placa de desenvolvimento é uma das mais completas que existe .

Image

ESP8266 versão ESP-01

Essa versão do ESP8266 foi a primeira a ser fabricada, por esse motivo ela necessita de componentes externos, devido ao fato que ela possui o número mínimo de pinos.

Image

ESP32 VS ESP82:

ESP32 é o sucesso do ESP82, ou seja, o ESP32 é o chip mais recente, ele vem com algumas melhorias comparado ao modelo antigo sendo elas apresentadas na figura ao lado. Em pouco tempo o ESP32 viralizou tomando conta do mercado, sendo muito utilizado nos mesmo princípios do ESP82.

Image

Aplicações ESP8266:

Automação residencial.

Rede de sensores.

Robótica.

Comunicação Wireless entre MCU’s (Micro controller Unit).

Aplicativos e Páginas WEB para controle geral.

Entre outras aplicações

Trabalho sobre ESP8266

Trabalho do REA proposto na disciplina de Sistemas Operações do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, esse trabalho tem o intuito de descrever um pouco sobre a arquitetura do ESP8266.

Image

Miguel Angelo Carach

Trabalho feito por:

Miguel Angelo Carach. Estudante do terceiro ano de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Image

Dierone C. Foltran Jr.

Orientador:

Dierone C. Foltran Jr. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ministra a disciplina de Sistemas Operações.