Se estiver no mesmo diretório que o seu programa, pode simplesmente colocar: $ ponyc Isso diz ao compilador Pony que o seu diretório de trabalho atual contém o seu código fonte, e para o compilar.
Se o seu código-fonte estiver noutra directoria, pode dizer ao ponyc onde está: $ ponyc path/to/my/code.
Após instalar o compilador Pony, ou abrir a ferramenta Playground, vamos começar a programar! O nosso primeiro programa será um programa muito tradicional. Vamos imprimir "Hello, World!"(Olá, mundo! em inglês).
Se estiver usando o compilador em sua maquina, crie um diretório chamado "helloworld":$ mkdir helloworld $ cd helloworld.
O nome do diretório é importante?
Sim, importa. É o nome do seu programa! Por padrão, quando o seu programa é compilado, o binário executável resultante terá o mesmo nome que o diretório onde o seu programa está. Também pode definir o nome usando as opções -bin-name ou -b na linha de comando.
O código
Em seguida, criar um arquivo nesse diretório chamado main.pony.
O nome do arquivo é importante?
Não. O Pony não se importa com nomes de arquivos além do fato de terminarem em .pony. Mas pode ser importante para você! Ao dar bons nomes a arquivos, pode ser mais fácil encontrar mais tarde o código que procura. No seu arquivo, coloque o seguinte código:
actor Main
new create(env: Env) =>
env.out.print("Hello, world!")
Compilando o Programa
Agora, vamos compilar esse codigo utilizando os seguintes comandos:
$ ponyc
Building .
Building builtin
Generating
Optimising
Writing ./helloworld.o
Linking ./helloworld
(Se estiver usando o Docker, escreva algo como $ docker run -v Some_Absolute_Path/helloworld:/src/main ponylang/ponyc, dependendo, claro, de qual é o caminho absoluto para o seu diretório helloworld).
Montamos o diretório atual, ., mais o material que está incorporado no Pony, construiu, gerou algum código, otimizou-o, criou um arquivo objeto (não se preocupe se não souber o que é), e o vinculou a um executável com quaisquer bibliotecas que fossem necessárias. Se for um programador C/C++, tudo isso fará sentido para ti, caso contrário, provavelmente não fará, mas não faz mal, pode ignorá-lo.
Executando o Programa
$ ./helloworld
Hello, world!