Computação em Nuvem
Virtualização

Introdução a Virtualização


A virtualização é, basicamente a criação de infraestruturas virtuais a partir de uma estrutura física. O termo pode ser compreendido ainda como a tecnologia que possibilita executar diversos sistemas operacionais e aplicações simultaneamente em uma mesma máquina.

Se hoje é pode-se usar esses sistemas , sendo possível disponibilizar um conteúdo para ser acessado de qualquer ponto do planeta , é porque a tecnologia possibilitou , em um estágio anterior, a criação de softwares usados para criar múltiplas infraestruturas virtuais a partir de uma camada física (como os servidores virtualizados, essenciais para o Cloud).

A partir disso foi possível a construção de serviços na nuvem (backups , armazenamento de dados e alocação de servidores de e-mails ), sendo assim é possível perceber que a computação em nuvem , depende da virtualização.

Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.

Virtualização é produto, Cloud, conceito. A grande confusão feita entre as terminologias, entretanto, se dá porque a nuvem, em muitos casos, acrescenta, em sua estrutura, produtos virtualizados para facilitar o oferecimento de serviços. Um exemplo prático entre esses temas é a necessidade de uma empresa integrar seu sistema , compras e monitoramento para seus Stakeholders (Fornecedores, por exemplo) afim de que esses tenham acesso a dados de previsões a partir de smartphones ou tablets , sendo assim possível um maior dinamismo ao fluxo de processos , como por exemplo abastecimento , para que tudo seja possível é necessário recorrer a uma solução de virtualização de aplicativos , a qual será a base para que os dados do sistema sejam acessados de qualquer lugar .


Suas principais Vantagens


A virtualização é muito importante para uma empresa, podendo dar vantagem competitiva em setores como:

• Segurança: Por meio de máquinas virtuais, é possível optar pelo ambiente mais seguro para executar cada serviço.

• Maximização de desempenho/recursos: A virtualização em nuvem expande exponencialmente o desempenho de cada máquina física, o que significa ter muito mais infraestrutura com menos maquinário físico, diminuindo a necessidade de adquirir mais computadores.

• Redução de custos: Já que toda a maximização de desempenho citada acima é feita sem a necessidade de investir imensos valores em servidores de alta capacidade, redimensionamento da estrutura de rede, hardwares de última geração, etc. Isso sem falar na economia direta com energia elétrica, espaço e refrigeração (fruto dos servidores virtuais, por exemplo).

• Disponibilidade e confiabilidade: Mais uma valorosa virtude da virtualização em nuvem, já que as falhas na execução de um software não prejudicam as demais aplicações, e além de tudo isso, uma grande facilidade em operações que poderiam necessitar de muito mais serviço para serem executadas.