Computação em Nuvem
Virtualização

Sobre a Virtualização


Como dito anteriormente Virtualização é uma técnica de separar aplicações e sistemas operacional dos componentes físicos. Um exemplo seria uma máquina virtual, a qual possui aplicação e sistema operacional como um servidor físico, mas estes não estão vinculados ao software e pode ser disponibilizado onde for conveniente. Dessa forma estas aplicações podem rodar em um servidor ou em um ambiente centralizado e ser deportada para outros sistemas operacionais e hardwares. As formas mais comuns de virtualização são: virtualização de servidor, virtualização de aplicação, virtualização de desktop e virtualização de perfil.


Soluções de Virtualização

As formas mais comuns de virtualização são a Virtualização de servidor, Virtualização de aplicação, Virtualização de desktop e Virtualização de perfil, que serão destacadas abaixo.


Virtualização de Servidor

A virtualização de servidores permite vários sistemas operacionais em um mesmo hardware simultaneamente, conhecidos como maquinas virtuais. Uma das principais características dessa técnica é o mascaramento de recursos físicos, como processadores, quantidade de memória, interface de rede, o que permite diminuir a administração de drivers nas maquinas virtuais e transferis uma máquina virtual entre servidores físicos diferentes sem a preocupação com o hardware. Essa técnica é camada de vMotion, XenMotion ou Live Migration, variando de acordo com o fabricante.


Virtualização de Aplicação

Na virtualização de aplicação, uma chamada de software instalado entre o sistema operacional e a aplicação virtualizada fica responsável pela abstração do sistema operacional, bibliotecas e drivers. O uso principal dessa virtualização é para evitar a necessidade de instalação do aplicativo e a necessidade de validar todas as bibliotecas necessárias para execução do mesmo.

Uma aplicação virtualizada geralmente é empacotado em um único arquivo, chamado de contêiner, o qual contém todas as bibliotecas necessárias para executar o mesmo. Isto permite a execução em vários computadores sem a necessidade de instalar todas as bibliotecas.

A virtualização de aplicativos também permite a coexistência de múltiplas versões do mesmo aplicativo ao mesmo tempo no mesmo computador. Um exemplo disso é a questão de compatibilidade de sites, algumas empresas precisam executar uma versão especifica e antiga para a plataforma Internet Explorer. Usando virtualização é possível q a URL daquele site execute uma versão antiga do Internet Explorer virtualizada, enquanto as estações podem ser atualizadas para sempre rodar na última versão nos demais sites, garantindo assim uma maior segurança. Um exemplo de software para virtualização de aplicativos VMware e ThinApp./p>


Virtualização de Desktop

A virtualização de desktops não é diferente da virtualização de sistemas operacionais e consiste em executar um sistema operacional, por exemplo Winsowns 7, em uma máquina virtual. Por ser executada no próprio computador do usuário, no entando isso exige que o computador possua maiores recursos de CPU, espaço em disco e memoria para permitir executar dois ou mais sistemas operacionais simultaneamente.

A grande utilidade nesse caso é para desenvolvedores, dessa forma tendo mais acesso a diferentes versos do sistema operacional para testar o aplicativo. No ambiente empresarial a virtualização de desktops é executada nos servidores, ou seja, o sistema operacional é executado no Datacenter e o usuário final tem um desktop.

A vantagem nesse caso é o ganho de performance, que poder ser executados em servidores de alta performance e maior conectividade, melhor gerenciamento, centralização e maior conectividade.


Virtualização de Perfil

Com a virtualização de perfil, os usuários podem ter os documentos e perfil separados de uma máquina específica, o que permite a fácil movimentação do usuário para novas estações em caso de roubo ou quebra de equipamento. A virtualização de perfil também permite ter uma experiência de desktop única quando utilizando outras tecnologias de virtualização, como VDI.